Esse programinha permite usar uma conta do Gmail como disco virtual. A idéia é simples: fazer backup de arquivos no micro usando o espaço grande  e gratuito das contas oferecidas peloGoogle.

Mais um HD no seu Computador, de graça!

Mais um HD no seu Computador, de graça!

O GMail Drive não tem interface. Ele é acessado diretamente no Windows Explorer, ao clicar em um arquivo com o botão direito do mouse. Para mandar o item para o Gmail, escolha a opção Enviar Para > GmailDrive. Será preciso fazer o login na conta que receberá o arquivo, em uma janela que surge.

Depois disso, o arquivo é enviado para o Gmail, aparecendo como enviado pelo próprio usuário e com o assunto sendo iniciado por GMAILFS, o que facilita a criação de filtros. O programa também cria um atalho para acessar os arquivos enviados diretamente no Windows Explorer.

O GMail Drive é uma extensão que cria um sistema de arquivos virtual que utiliza sua conta do Google Mail, permitindo o uso do Gmail como um drive de armazenamento. O GMail Drive permite gravar e acessar arquivos no Windows Explorer. O GMail Drive literalmente adiciona um novo drive a seu computador, dentro da seção Meu Computador, no qual você pode criar novas pastas, além de copiar e arrastar arquivos para elas.

Uso o Gmail Drive em meu PC, mas sinceramente não gostei. Tentei fazer um backup das minhas pastas mas importantes e e copia apenas alguns arquivos e depois gera alguns erros e não completa o processo, pois alguns arquivos superam o tamanho máximo que o Google estipulou de 10Mb.

O Software é ideal para salvar arquivos um por vez, arquivos pequenos e importantes. Mas para o que eu achei que seria interessante ( Backup em nuvem ) não foi minha melhor experiencia. Mas é um ótimo recurso para está com o HD lotado e precisa de mais espaço, afinal ele utiliza o espaço que você tem para seus e-mails, no meu caso 8GB.

Dica: No Gmail crie um marcador ( pastinha ) especial para os do GmailDrive, depois crie um filtro com a regra que e-mails que chegarem com as palavra “GMAILFS” irão para o marcador que você criou. É muito melhor, pois não lota sua caixa de entrada e organiza melhor sua área.

Faça o download e comente:

Baixe aqui

 

Se alguem descobrir outros modos de utilizar ou de como fazer backup de pastas mais pesadas, comente e compartilhe:

HD Virtual do Gmail
Avalie este Post
%d blogueiros gostam disto: