1240_mp12%20mp11%20mp10%20mp9%20mp8%20mp7%20celular

MP8,9,10,11,etc… Assim são chamados os celulares chineses que hoje estão tomando conta da internet e de algumas lojas e camelôs do Brasil e do mundo. Mas você sabe o que realmente são, o que fazem, quais suas características, funcionalidades, benefícios ( se é que possuem ), e como funcionam? Pois bem, neste Post vou comentar um pouco sobre estas imitações de smartphones que estão roubando mercado das marcas tradicionais de aparelhos celulares e trazendo muita dor de cabeça aos seus consumidores.

 Você compraria um Honda Civic 2009 com motor de Fusca 79 e interior de Uno Mille 96? Pois é isso que são os MP11, carcaças atraentes com processadores ridículos e falsificações de sistemas operacionais que não oferecem as mesmas funcionalidades que os smartphones originais. Como você se sentiria? Comprando o tal Honda Civic 2009 e andando pela primeira vez descobre que o carro é 1.0, não tem ar-condicionado, nem direção hidráulica, nem painel digital com computador de bordo, alarme com interface, e todas as outras características que fazem o Honda Civic valer o preço que tem!

celular-pirata

Se nossos smartphones são caros, não é a toa. Os valores são altos devido às suas funcionalidades, aos seus potentes processadores, à facilidade de fazer instalações de aplicativos, conexão à redes 2G e 3G, e principalmente à sua segurança na utilização e a garantia oferecida pela fabricante em caso de defeito.

Os celulares Made-in China não passam de imitações que tem o simples objetivo de enganar usuários que não sabem o que é um smartphone de verdade, e também quem não tem dinheiro para comprar um smartphone original e de boa qualiadade. Afinal, todos querem um Honda Civic, mas nem todos tem grana para comprar um! Mas se a imitação serve na hora tudo bem, e depois???

Não é muito difícil identificar uma cópia, o problema é que temos muitos vendedores da internet colocando as fotos e características dos aparelhos originais, quando chega em sua casa vem a surpresa! Apesar do sistema operacional ser parecido, suas funções são totalmente limitadas, reproduzindo MP3, uma câmera que por mais Megapixels tenha continua a ser muito ruim, um navegador que suporta apenas páginas WAP, não permitem instalações de aplicativos e não possuem suporte às tecnologias EDGE e 3G, somente GPRS ( a mais lenta para conexões ).

 

 

 

HTC Touch "ChingLing" sendo oferecido como original!

HTC Touch "ChingLing" sendo oferecido como original!

 

 

É claro que possuem algumas coisas que nossos smartphones originais não possuem, como receptor de TV analógico e o mais tentador que é o suporte para dois Sim Cards. Hoje já existem aparelhos de grandes marcas com recursos de TV integrado, que possuem uma ótima qualidade de imagem comparado a um celular ChingLing. Em relação ao suporte para dois Sim Cards, você vai me perguntar: Isso é muito bom, se é tão bom porque as grandes marcas não adotam este recurso em seus aparelhos? Pois não haverá interesse das operadoras em comprar estes aparelhos, imagine a operadora lhe vendendo um celular quase de graça ( com um plano é lógico ) para você usar o Sim card de outra operadora junto! As grandes marcas não fabricam pois as operadoras não iriam comprar, o que resultaria em dinheiro jogado fora. 

 

 

 

Foto do HIphone com "ACELERÔMETRO", piada!

Foto do HIphone com "ACELERÔMETRO", piada!

 

 

Como se tratam de imitações, a maior parte é fabricado ilegalmente, não obedecendo as normas de segurança para emissão de microondas eletromagnéticas ( estas normas fazem que o seu celular não ferva o seu cérebro, lhe causando muitos problemas como um câncer ou um tumor ), e também não possuem um IMEI ( padrão número de série mundial ) válido, causando problemas para os usuários, revendedores, e fabricantes.

A aparência básica é variável, mas alguns recursos são predominantes nos aparelhos chineses:

 – Suporte à MP3, AAC ou WAV

– Suporte à vídeos 3GP de baixa resolução

– Leitor de arquivos somente TXT

– Agenda, calculadora e outras coisas que até o Nokia 5120 possuia.

– Tela com Touchscreen

– Não se pode instalar aplicativos

– Câmera de 640×480, cuja qualidade tanto faz se é 1.3 ou 5.0 megapixels, a imagem vai ser ruim do mesmo jeito.

– Receptor de TV analógico

– Suporte Dual Sim ( 2 Chips )

 Mas como eles conseguem fazer uma interface de sistema operacional tão parecido com o original? 98% destes aparelhos utilizam a plataforma MTK OS, que permite a modificação da interface com facilidade, isso deu origem às imitações como o aparelho que tem cara de Iphone e sistema operacional com cara de Symbian ( Nokia ). O MTK OS é tão simples que permite que estes aparelhos sejam fabricados com chips de memória Flash de 4MB, o que disponibiliza ao usuário menos de 1MB para armazenamento. Ainda bem que alguns possuem entrada para cartão de memória, mas também não vamos muito longe neste quesito pois o cartão pode ser de no máximo 2GB.

 

 

 

O que parece isso??????

O que parece isso??????

 

 

Agora estão sendo lançados também, aparelhos chineses com um processador mais potente e maior memória RAM, o que permite que sejam feitas cópias idênticas de Windows Mobile por exemplo. Alguns até apresentam as funções de Wi-fi e GPS, mas continuam com muitas limitações, por exemplo as conexões somente em GPRS, 3G só se for 3G Chinês. E claro, estes modelos são mais caros que os outros mais simples.

Vamos agora olhar para as grandes e famosas fabricantes, elas investem milhões e até bilhões em pesquisas e desenvolvimento de novos aparelhos e softwares, oferecem produtos de qualidade, garantia, suporte técnico e pagam muito em impostos para poderem ser o que são hoje. Nada que é pirata é legal, tanto jurídica como moralmente falando. Imagine o prejuízo que nossas fabricantes estão tendo com estas cópias, perdendo vendas e sujando sua marca, e o pior ainda é o prejuízo para os países que permitem a comercialização destes produtos, que perdem bilhões pois como são ilegais, são isentos de impostos.

Se mesmo o seu aparelho que você pagou caro, ou paga um plano caro para tê-lo, pode estragar da noite para o dia, o que diríamos dos Chineses? E o suporte? E a assistência técnica? Sinto muito, mas se estragar, jogue fora e compre outro. Não posso esquecer de dizer que temos fabricantes na China que são respeitáveis, pois possuem sua própria marca, seu sistema operacional e seus próprios modelos, sejam bons ou ruins, mas são legais, um bom exemplo é a ZTE que também fabrica modems 3G.

Para terminar, como não existe restrição, e nem vergonha dos revendedores, os celulares ChingLing são vendidos abertamente em todos os lugares, 80% deles é anunciado abertamente como cópia e com os logos das suas reais fabricantes. O problema está nos 20% que são anunciados como originais, com características e fotos dos aparelhos de verdade. Portanto tome muito cuidado, principalmente se for comprar um smartphone na internet. Desconfie do preço, muito abaixo do mercado ou é cópia ou é usado! Pergunte sobre as funções do aparelho, se possui caixa ( embalagem ), manual, acessórios, CD de instalação, etc… Pergunte se todos estes itens estão em Português, se for espanhol, caia fora!

anti-pirata

 “Não compre uma cópia do Honda Civic ( Onda Sivic ), com o mesmo dinheiro você compra um Corsa Zerinho Original”.

Pois bem, as minhas dicas e minha opinião eu passei para você, o que será feito eu não sei, mas se você concorda com o que leu, compartilhe com seus amigos, colegas de trabalho e família, para que todos estejam atentos à mais este problema! Se quiser acrescentar algo que eu não escrevi, comente e deixe sua dica e sua opinião.

Você é a favor dos Celulares Chineses? Já comprou um? Já foi enrolado achando que era um original? Divida com a gente!

%d blogueiros gostam disto: