Pequenos dispositivos digitais, como PDAS e Smartphones, facilitam a vida de médicos graças à consulta rápida a bibliotecas médicas digitais e à possibilidade de armazenar e acessar arquivos complexos como o histórico de pacientes ou os bancos de dados com informações sobre tratamentos de doenças.

Ainda que os PDAS e Smartphones tenham sido originalmente desenvolvidos para facilitar a vida de executivos, empresários e outros profissionais administrativos, o desenvolvimento de programas para celular e aplicativos especializados permitiu que profissionais das mais diversas áreas também adotassem o dispositivo como ferramenta de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Manhattan Research, cerca de 64% dos médicos americanos usam smartphones e PDAS no trabalho. Nessa comunidade, os aparelhos celulares BlackBerry são os mais populares.

Felizmente não é só o mundo desenvolvido que observa esse fenomêno. Apesar do Brasil ainda estar atrasado em relação a outros paises quanto ao desenvolvimento de equipamentos de tecnologia de ponta, o uso desses dispositivos já começa a se tornar bastante frequente entre os médicos de UTI e por hospitais como o HospitalIsraelita Albert Einstein (HIAE) de São Paulo.

O hospital foi um dos exemplos de aplicações de sucesso dos produtos Blackberry apresentados pela Rim (Research In Motion) no evento Blackberry World que aconteceu em maio desse ano. O “case” apresentado mostra como o hospital e a MTM Tecnologia desenvolveram em parceria o aplicativo “Einstein Mobile” que permite aos médicos autorizados pela direção do hospital fácil acesso a diversas informações dos pacientes direto pelo Smartphone. O objetivo é de tornar o dia a dia destes profissionais mais movél, evitando o despendimento de tempo com o deslocamento dos médicos pelo hospital. Além do aplicativo, os médicos do HIAE também têm acesso ao International Classification of Diseases (ICD) um banco de dados online que classifica as doenças e questões de saúde pelo Blackberry.

Fonte: http://www.segmentofarma.com.br/portal/textos.asp?codigo=11009  

             http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5117606-EI15606,00No+Brasil+BlackBerry+torna+a+vida+de+medicos+mais+movel.html

Médicos móveis
Avalie este Post
%d blogueiros gostam disto: